topo

Bolo de Chiffon

1 dose de margarina
1 chávena de farinha
1 chávena de açúcar
8 ovos
sumo de 1 laranja
raspas de 1 laranja
1 pitada de sal
fermento

Junta-se a margarina, a farinha, o açúcar, o sumo de laranja, as raspas de laranja, o fermento  e as gemas e bate-se bem na batedeira eléctrica, ter cuidado para a não deixar bater por mais de 5 minutos seguidos, pode queimar o motor - foi isso que me aconteceu da ultima vez. Chegou a Luciana à cozinha: - cheira a queimado! E a batedeira parou de bater e começou a deitar fumo! – Pronto, já se descobriu de onde vinha o cheiro!
Juntam-se as claras muito a modo e mistura-se tudo muito bem. Deita-se na forma previamente barrada com margarina e passada com açúcar e leva-se ao forno pré-aquecido por 1 hora...liga-se o forno meia-hora antes rodando o botão para a posição desejada.
Tira-se do forno e deixa-se arrefecer num sitio de temperatura amena sem correntes de ar para o bolo não “constipar”....Fica um bolo muito fofinho…

 

Típica rojoada à minha moda (ou nem por isso)

pedaços de entrecosto cortados em cubos

Deita-se carne na panela bem quente e mantêm-se em lume forte até alourarem. Junta-se a banha e as cebolas cortadas em fatias bem finas. Reduz-se o lume para médio. Tempera-se com sal, cominhos, pimenta preta moída na hora e pimenta cayene...deixa-se cozinhar em lume médio juntando mais banha se necessário para não deixar secar...

Entretanto coze-se batatas cortadas aos cubos...

Frita-se as tripas enfarinhadas em banha temperando com cominhos....no refugo da fritada passam-se as batatas...Frita-se o sarrabulho em azeite, junta-se cebola picadinha e cozinha sem deixar alourar a cebola. Serve-se com arroz branco soltinho e salada de alface e cebola

para sobremesa

bavaroise de ananás

Junta-se oito gemas, 12 colheres de açúcar e 2 pacotes de nata fresca, bate-se e leva-se ao lume em banho-maria e mexe-se sem parar até engrossar...deixa-se esfriar mexendo de vez enquanto. Cortam-se 10 placas de gelatina e demolha-se em água fria, esmagam-se 4 rodelas de ananás, cortam-se as restantes em bocados pequenos. Levam-se 10 folhas de gelatina branca a demolhar, escorre-se e dissolve-se na água tépida do ananás. Junta-se tudo e mete-se numa forma de pudim previamente molhada em água fria. Leva-se ao frigorifico até endurecer, retira-se da forma mergulhando esta em água fria.

e ainda

Liga-se a máquina de café à tomada eléctrica...se não o fizer ele não aquece a água que vai passar no café moído e não vai beber isto com açúcar...deita-se água no depósito, carrega-se no botão "on". Aguarda-se até começar a cair café no recipiente apropriado.

Um óptimo café de saco à moda antiga.........