topo

O reflexivo de aprendizagem na elaboração deste portefólio começou com a intenção de o apresentar em formato html. Logo aí condicionei a sua visualização ao browser preferido pelo utilizador. Se até esta parte foi relativamente fácil de conseguir uma harmonização entre os browsers mais utilizados, foi na eventual impressão que me deparei com mais dificuldade.

No caso de imprimir vai reparar que o aspecto geral é muito diferente do visualizado no monitor. É propositado. Ao utilizar uma folha de estilo diferente consegue-se imprimir com um aspecto diferente. É particularmente interessante quando não tem interesse imprimir certos elementos da página (barras de navegação, contador de visitas e imagens dinâmicas que impressas perdem toda a sua razão de ser) e para se imprimir certos elementos (caminho completo das hiperligações) que só fazem sentido quando a página é impressa.

No entanto, a numeração automática dos parágrafos não é entendida pelo Internet Explore, o Firefox só lê, no caso de se pretender imprimir, a primeira e última página; as margens que se pretende dar, não são lidas por todos os browsers da mesma maneira; não consegui controlar as "viúvas e orfãos", aquelas aborrecidas linhas dos parágrafos que ficam "penduradas" no fim ou no príncipio das páginas; o "saltar" de uma ou outra legenda para página seguinte; nem os elementos exteriores à página "web": nome, descrição do trabalho, numeração de páginas e outros elementos que são controlados pelo drive da impressora utilizada. Também a flutuação das fotografias à direita ou esquerda foi evitada, já que nalguns casos sobrepunha-as ao texto, tornando-o ilegível.

Por estes motivos recomendo a utilização do Google Chrome para a visualização e principalmente para a eventual impressão.

O resultado da impressão do portefólio a partir do "google chrome" é este. Através de um ficheiro devidamente formatado em aplicação própria, o resultado é este.